Site Overlay

O Que é um Desenvolvedor Full-Stack? Um Guia para o Desenvolvimento Full-Stack

JavaScript, Python, PHP e C# são alguns exemplos dos quais os profissionais devem ter um bom domínio, uma vez que elas são utilizadas em diferentes tipos de aplicações. Ou seja, full stack é o profissional completo, que atua em diversas etapas de desenvolvimento de um projeto. Por possuir um conhecimento amplo, é comum que muitas vezes ocupe uma posição de liderança e coordenação de equipes de trabalho. Como o WordPress é construído principalmente em PHP, você pode precisar de PHP para desenvolvimento de back-end. Você também pode  instalar o PHP e desenvolver suas habilidades ao longo do tempo. Assim como no desenvolvimento de front-end, os desenvolvedores full-stack usam uma variedade de estruturas e ferramentas para trabalhar rapidamente em projetos de back-end.

A TOTVS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Para obter informações sobre como cancelar o recebimento, além de nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, confira nossa Política de Privacidade. Apesar de ser uma função muito complexa, é um caminho inteligente para profissionais engajados, generalistas e que querem se destacar nas empresas nos dias de hoje. Oferece um ambiente de trabalho descontraído e informal, onde os funcionários são incentivados a desenvolver suas habilidades, alcançando crescimento profissional e pessoal. Isso ocorre porque eles estão familiarizados com o desenvolvimento de front-end e back-end, bem como com ferramentas e processos de DevOps. Na época, a taxa de crescimento para https://agazetadoacre.com/2024/03/colunistas/guia-gazeta/9o-guia-gazeta/os-caminhos-para-se-tornar-um-cientista-de-dados/s era de 22%, muito maior do que a porcentagem de crescimento da indústria como um todo.

Qual o salário de um desenvolvedor full stack?

Por isso, é essencial estar a par das últimas notícias, tendências e desenvolvimentos. Além disso, são versados no uso da maior parte das tecnologias, o que possibilita sua inclusão no fluxo produtivo de várias empresas. Seja em empresas de grande porte, até pequenas startups, basicamente todo negócio com algum tipo de entrega digital precisa de um desenvolvedor versátil, com know-how e criatividade suficientes.

full stack

Contudo, não apenas a baixa concorrência explica o futuro promissor da carreira. O que vale se atentar aqui é que no, mercado de trabalho, algumas empresas esperam que você tenha um conhecimento também de Devops e de SQL e Banco de dados. O que pode gerar uma intersecção do mundo Front-end com o Mobile é o React Native, por utilizar tanto o React JS quanto a linguagem JavaScript. Ou seja, enquanto Front-end lida com tudo o que as pessoas podem ver e interagir (como interface, design e animações), o Back-end é o motor oculto, a partir do qual essas funcionalidades podem funcionar.

DevOps e a nuvem

Como um desenvolvedor full-stack, você precisará aprender a usar pilhas de tecnologia populares. Se você quiser obter o máximo do MySQL e Oracle, você também precisará curso de cientista de dados aprender a usar a linguagem de consulta estruturada (SQL). SQL ajudará você a se comunicar com as ferramentas de atualização e recuperação de dados rapidamente.

Uma das principais razões pelas quais uma empresa pode escolher contratar devs full stack é pela capacidade de lidar com todas as camadas do sistema. Em outras palavras, full stack são capazes de desenvolver desde o front-end até o back-end de um aplicativo ou site. Isso é especialmente útil em projetos menores, em que é mais difícil justificar a contratação de especialistas. Hoje em dia, mesmo que eu não atue diretamente no back-end, eu consigo conversar numa mesma linguagem com pessoas que vão desenvolver APIs do lado do servidor. Então, o meu dia a dia de dev full stack consiste em transformar telas do figma em aplicações ricas e levar os dados imputados pelo usuário, passando por APIs e chegando onde serão, de fato, armazenados no banco de dados.”

Mais de 200 projetos práticos

Ela é bem semelhante a MEAN, tendo como diferença o uso da biblioteca React ao invés do Angular, para o front-end. Pensando em outro exemplo, é como se o back-end fosse tudo que acontece “por trás das câmeras” na gravação de um filme e o front-end o resultado final das gravações, ou seja, tudo que temos acesso quando vamos assistir um filme. Já o back-end é como a estrutura da casa, responsável por dar suporte e manter o funcionamento do sistema. Ele é responsável pela parte lógica do sistema, isso inclui elementos como armazenamento de dados, segurança e processamento de informações.

No mais, não é preciso dizer que, quanto mais a internet avança, mais necessários são estes profissionais. Em outras palavras, o mercado de trabalho para os programadores nunca esteve tão generoso. Neste caso, tornar-se um programador freelancer costuma trazer muitas vantagens, como por exemplo flexibilidade de horários, de local para trabalhar e oportunidades de trabalho por todo o mundo.

Copyright © 2024 Ambre Jolie. All Rights Reserved.
Right Menu IconMenu